Blog Orca Contabilidade


Publicado em: 27 de Abril de 2018

ENTREVISTA: Capital do Agronegócio

Com 65 anos e mais de 135 mil habitantes, Toledo está localizado em uma das principais regiões produtoras de grãos do país, sendo destaque no agronegócio. Além disso, a cidade comporta grandes indústrias, que se beneficiam da transformação dos insumos produzidos no município e seu entorno. É também polo de educação com diversas universidades, entre públicas e privadas. Além do agronegócio e da indústria, o município também se destaca no comércio e na prestação de serviços. A cidade também é conhecida pela qualidade de vida, cultura, esporte, lazer e gastronomia, que tem marcas fortes no município. Em entrevista exclusiva com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Toledo (Acit), o advogado Flávio Furlan, o Orca Contabilidade irá revelar importantes números que evidenciam a importância econômica do município para toda a região e para o estado. Furlan fala também da importância da Acit para as empresas e o município. Confira a seguir:

Como o senhor avalia a importância da economia de Toledo para a região oeste e para o Paraná? Enquanto o Brasil apresenta números negativos, na contramão da crise nossos números ligados à economia, produtividade e emprego são praticamente todos positivos, fazendo com que Toledo e outros municípios polos do oeste paranaense tenham relevante importância para a consolidação do estado do Paraná no contexto nacional. Os nú- meros falam por si, ocupamos o 1º lugar em PIB agropecuário do Paraná e da região sul e 11º lugar no país; o 1º lugar em VBP (valor bruto da produção agropecuária) do Paraná e 3º lugar em valor adicionado da agropecuária do Brasil. Ocupamos, ainda, o 1º lugar em rebanho suíno e plantel de frango do Paraná, além de sermos o 5º maior produtor de leite do Paraná e estarmos em 3º lugar em piscicultura comercial no estado. Possuímos também o maior frigorífico de suínos e aves da Amé- rica Latina, a maior indústria de fiação de algodão do Paraná e uma das maiores indústrias de medicamento do Brasil. Para finalizar, ocupamos o 1º lugar em Parque Industrial do Oeste do Paraná com 731 indústrias, 9.141 estabelecimentos comerciais e 11.510 empresas cadastradas na Prefeitura. Portanto, efetivamente Toledo encontra-se em lugar de destaque na região oeste e, consequentemente, sua importância para o Paraná e para o Brasil é inegável.

“Toledo comporta
grandes indústrias,
que se beneficiam
da transformação
dos insumos produzidos no município e
seu entorno”

Qual avaliação o senhor faz do comércio e das indústrias no município? Como dirigente há mais de uma década da Associação Comercial e Empresarial de Toledo, posso afirmar que tanto o comércio quanto a indústria do município vem se aperfeiçoando e se qualificando de maneira muito profissional, trazendo o equilíbrio necessário entre a economia do campo e da cidade, fazendo com que todos os agentes da economia avancem conjuntamente, consolidando nosso comércio e ampliando nosso setor industrial.

Como a Acit vê o agronegócio para a economia de Toledo? Os números anteriormente apresentados falam por si, não havendo como dissociar o crescimento ordenado do município da força e dos resultados que vêm do campo. É fato que somos um município ainda jovem (65 anos) que até pouco tempo atrás dependia quase exclusivamente do agronegócio, mas com a chegada das universidades e o entendimento de se agregar valor ao que produzimos no campo, estamos nos tornando também um polo universitário, comercial e industrial, tendo como alicerce a força do agronegócio e as riquezas extraídas da nossa terra fértil. Qual a importância da instituição que está completando 50 anos, para Toledo? Primeiro é importante destacar que o Brasil que tem dado certo é aquele onde se encontram presentes o associativismo e o cooperativismo integrados com a gestão pública e com o meio acadêmico, e em Toledo não há como se dissociar o crescimento da economia e da própria cidade das atividades da Acit, que chega ao seu cinquentenário de maneira consolidada e com status de referência no sistema associativista paranaense e brasileiro. Prova disso é que constantemente recebemos caravanas vindas de todas as partes do Brasil para conhecer o nosso trabalho. Também a nossa comunidade local tem reconhecido a nossa associação como legítima representante da sociedade civil organizada de Toledo. Assim, diante desse cenário e dos números apresentados pela Acit, seria pretensioso da minha parte descrever em palavras a importância da nossa associação comercial e empresarial para Toledo, podendo apenas afirmar, sem sombra de dúvidas, que ela foi e é gigantesca para o desenvolvimento sustentável do município.

Qual a importância da ISO 9001:2015? Toda empresa que possui certificação de excelência em procedimentos organizacionais é exemplo de empresa consolidada e eficiente, antenada com a sustentabilidade e com as atualizações necessárias à implantação de uma gestão de qualidade. Por consequência, traz segurança para todos os seus clientes. Parabéns ao Orca Contabilidade.

Por Jane Rita Lentcsh/Assessoria Orca Contabilidade

 

 


"OPÇÃO EM QUALIDADE"
ISO 9001:2015

TOLEDO

Rua Ledoino José Biavatti,
1606, Vila Industrial - Toledo - Paraná
+55 45 3055-2439 / 3378-2439

CASCAVEL

Rua São Paulo, 1185 - Centro Comercial
4 Estações | Sala 8 – Cascavel - Paraná
Cep 85801-020
+ 55 45 3037-2439

E-mail Geral:
orcacontabilidade@uol.com.br
Assessoria de Imprensa:
imprensa@orcacontabilidade.com.br

Contato