Blog Orca Contabilidade


Publicado em: 28 de Maio de 2018

IR Solidário – Você pode contribuir

Empresas ou pessoas físicas podem doar parte do imposto de renda (IR) para instituições que desenvolvem ações de assistência e proteção a crianças e adolescentes. Pessoas físicas podem doar até 6% do imposto devido; as jurídicas, 1%. Ao destinar parte do IR, o imposto deixa de ir para o Governo Federal e permanece no próprio município.

Os recursos possibilitam manter e ampliar as ações das entidades que realizam trabalhos sociais com crianças e adolescentes, com investimentos em aquisição de materiais, em infraestrutura ou onde for preciso de acordo com as necessidades da instituição, melhorando ainda mais as atividades desenvolvidas. Além de ajudar, o contribuinte tem a possibilidade de acompanhar como parte do seu IR está sendo empregado e verificar se está sendo aplicado de forma correta.

Como fazer – A doação deve ser feita ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA), para ser distribuída entre instituições que desenvolvem ações de assistência e proteção a crianças e jovens no município.

O Orca Contabilidade está à disposição para esclarecer todas as dúvidas e explicar como fazer a doação de forma correta, já que devem ser seguidas regras previstas na declaração do IR. É importante conhecer as instituições da sua cidade e os projetos e trabalhos que elas desenvolvem. A doação solidária do IR não custa nada a mais para o contribuinte e quem ganha são as crianças e jovens, que têm mais oportunidades de desenvolver atividades que beneficiem seu futuro.

Por Jane Rita Lentcsh/Assessoria Orca Contabilidade

Foto: Divulgação


"OPÇÃO EM QUALIDADE"
ISO 9001:2015

TOLEDO

Rua Ledoino José Biavatti,
1606, Vila Industrial - Toledo - Paraná
+55 45 3055-2439 / 3378-2439

CASCAVEL

Rua São Paulo, 1185 - Centro Comercial
4 Estações | Sala 8 – Cascavel - Paraná
Cep 85801-020
+ 55 45 3037-2439

E-mail Geral:
orcacontabilidade@uol.com.br
Assessoria de Imprensa:
imprensa@orcacontabilidade.com.br

Contato