O que vem a ser qualidade
O que é qualidade na contabilidade?
Qualidade tem sido definida como aptidão para o uso, a conformidade com os requisitos e a busca da excelência. Embora o conceito de qualidade tenha existido desde os primórdios, o estudo e a definição da qualidade foram destaques apenas no século passado.
Um pouco de história nos ajudará a compreender a evolução industrial atrelada a qualidade dos produtos ou serviços. Após revolução industrial e o aumento da produção em massa na década dos anos 20, imperativo foi controlar a qualidade dos produtos. Originalmente o objetivo da qualidade era garantir que os requisitos de engenharia fossem atendidos nos produtos finais. Com a complexidade dos processos produtivos, a qualidade se focou no controle da variação do processo como meio de produzir produtos de qualidade.
Nos anos 50, os conceitos da qualidade expandiram incluindo o conceito de garantia da qualidade, iniciando as atividades de auditoria da qualidade.
Nos anos 80 teve inicio o conceito a Gestão da Qualidade Total TQM. As empresas perceberam que a qualidade não era apenas o domínio dos produtos e processos de fabricação, e os princípios de gestão foram desenvolvidos para incluir todos os processos de uma indústria, incluindo funções de gerenciamento e setores de serviços.
A ISO 9001:2015, denominada Sistema de Gestão da Qualidade, fundamentos e vocabulário define qualidade como: “grau em que um conjunto de características inerentes de um objeto atende aos requisitos preestabelecidos”. Um sistema de gestão da qualidade inclui todas as atividades da gestão global que determinam a política da qualidade, objetivos e responsabilidades.
A gestão da qualidade do Orca Contabilidade, está focada em fornecer aos clientes confiança de que os requisitos da qualidade serão atendidos. A confiança é interna para a administração, e externa para com os clientes.
O Orca trabalha sob um sistema de gestão da qualidade com o propósito de:
– Focar o cliente;
– Melhorar os processos;
– Reduzir o retrabalho;
– Facilitar e identificar oportunidades de melhoria;
– Envolver os colaboradores;
– Propiciar uma visão sistêmica do escritório;
– Atender as necessidades do cliente.
O Orca Contabilidade, comprometido com o cliente tem mapeado seus processos, assim como elaborado os respectivos procedimentos operacionais garantindo que os resultados preconizados aconteçam.
O fator competitivo do Orca é o sistema de gestão da qualidade objetivando atender o cliente e superar a expectativa com um bom atendimento. Com a certificação da ISO 9001:2015, Orca consegue monitorar todos os processos produtivos do escritório, da coleta de informações do cliente até a entrega dos serviços contratados pelo cliente, todas as atividades são monitoradas, mensuradas garantindo que o serviço que adquire é fruto de um processo de padronização, com a procura contínua pela qualidade.
Eng. Hugo Armando Cerón Molina
Consultor de Gestão da Qualidade do Orca Contabilidade