Amigos e Atletas do Futsal Feminino de Toledo (AFETO)
Entre as instituições apoiadas pela Orca Contabilidade está a Associação dos Amigos e Atletas do Futsal Feminino de Toledo (AFETO), que atualmente atende 310 meninas no contra turno escolar, com idades entre 7 e 17 anos. A Afeto foi fundada em 2006, por Eudes Dallagnol, está completando 19 anos de atuação. A Orca tem orgulho de apoiar a iniciativa desde o início de sua história.
O projeto pedagógico da AFETO reúne práticas esportivas, recreativas e de cidadania. “No aspecto esportivo, promovemos a prática regular do futsal, com aprendizado técnico e tático, desenvolvimento da coordenação motora e incentivo a hábitos saudáveis. A modalidade também reforça disciplina, dedicação e comprometimento. No campo social, o projeto oferece um ambiente de convivência positiva, onde crianças e adolescentes aprendem sobre regras, respeito, trabalho em equipe e resolução de conflitos. Já no desenvolvimento pessoal, o futsal ajuda a fortalecer valores essenciais, como responsabilidade, autoestima, determinação e confiança. As participantes passam a acreditar mais em si mesmas, descobrem talentos, definem metas e aprendem a superar desafios de forma mais madura. Além disso, o projeto abre portas para novas oportunidades dentro e fora do esporte”, destaca a técnica e coordenadora Cristiane Caroline Panarotto.
Conquistas
Ao longo do ano, a AFETO participa de diversas competições regionais e estaduais, sempre com excelentes resultados.
“A principal disputa são os Jogos Escolares do Paraná, nos quais fomos campeãs por cinco edições consecutivas, o que nos levou ao Campeonato Escolar Brasileiro. No ano passado conquistamos o segundo lugar nacional. Em 2025 perdemos o título nos jogos escolares, mas já estamos trabalhando para recuperá-lo em 2026”, afirma a técnica.
Parceria
“A Orca oferece organização e segurança na gestão do projeto. Esse suporte permite planejar ações com mais estabilidade. A contabilidade da Orca fortalece a credibilidade da iniciativa e abre portas para novas parcerias, garantindo que as atividades continuem acontecendo de forma transparente e em constante crescimento, oferecendo oportunidades esportivas, educativas e sociais para crianças e adolescentes”, ressalta Cristiane. Por Jane Rita Lentcsh/Orca Contabilidade Fotos: Afeto

