Empreendedorismo em alta no País durante a pandemia
O Brasil enfrenta há sete meses a pandemia do novo Coronavírus. Um vírus altamente transmissível que já atingiu milhares de pessoas em todo o País e consequentemente vem causando sofrimento para muitas famílias. Com as medidas preventivas contra o Covid-19, a economia também sentiu os efeitos com a mudança na rotina das pessoas pelas medidas de prevenção à doença. As empresas de todos os setores tiveram que se reinventar, inovar, buscando novas formas de chegar até seus clientes com segurança para todos.
Empreendedorismo
Com a pandemia, milhões de trabalhadores perderam seus empregos, empresas fecharam as portas e outras foram abertas. Com a crise as pessoas viram no empreendedorismo uma forma de buscar renda para a família, crescer e superar este momento delicado que o País e o mundo estão enfrentando. Muitos novos empreendedores já tinham o sonho de abrir sua empresa e viram a oportunidade de iniciar seu negócio, outros foram motivados pelo desemprego.
De acordo com dados divulgados na segunda-feira (05 de Setembro) pela Agência Brasil, o País caminha, em 2020, para registrar o maior número de empreendedores de sua história.
Nos nove primeiros meses deste ano, o número de microempreendedores individuais (MEIs) no país cresceu 14,8%, na comparação com o mesmo período do ano passado, chegando a 10,9 milhões de registros. Foram 1.151.041 novas formalizações entre o fim de fevereiro, pouco antes do início da pandemia, até o fim de setembro, segundo dados do Portal do Empreendedor, do governo federal. Somados às mais de 7,5 milhões de micro e pequenas empresas, esse setor representa 99% dos negócios privados e 30% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos) do país.
Região Oeste do Paraná
Em todo o Paraná e na região Oeste, nas cidades como Toledo, Cascavel e Foz do Iguaçu, também houve aumento no número de novas empresas e a economia vem mostrando sinais de recuperação.
Para os diretores do Orca Contabilidade de Toledo, Celso Lopes da Silva e Neiva Maria Theobalt e do Escritório de Cascavel Juceli Stefanski, a abertura de novas empresas deve crescer ainda mais nos próximos meses e a proximidade do final de ano deve aquecer a economia, gerar emprego e renda.
“Com a proximidade do final do ano, aumentam ainda mais as
expectativas em todos os setores, já que os consumidores ficam
motivados a ir às compras, e isso felizmente aumenta a oferta de empregos
gerando renda, o que é fundamental nesse momento que vivemos.
A dica para os novos empreendedores e os que já têm empresa constituída
é traçar metas, planejar e inovar para alcançar os melhores resultados”, afirmam.
Cuidados Covid-19
É fundamental as empresas continuarem seguindo todas as recomendações da Organização Mundial de Saúde de prevenção ao coronavírus nos seus estabelecimentos. É necessário proteger os colaboradores, a si mesmo e os clientes devem se sentir seguros e protegidos durante as compras. Exigir uso de máscara, deixar a disposição álcool em gel, manter distanciamento, são medidas preventivas essenciais enquanto a vacina não estiver disponível para a população.
Quer abrir uma empresa?
O Orca Contabilidade está a disposição com uma equipe preparada para quem deseja empreender em todos os setores da economia.
Documentos necessários para abertura de empresa
Com objetivo de facilitar o processo de abertura, alteração e baixa de empresas todos os processos estão sendo realizados pelo portal Empresa Fácil Paraná, que é uma ferramenta que faz a integração entre os dados cadastrais da Receita Federal do Brasil e os diversos órgãos Estaduais e Municipais.
Documentos dos sócios
1 cópia autenticada Rg e CPF ou CNH (com validade)
1 cópia autenticada certidão de nascimento ou casamento
1 cópia comprovante de endereço dos sócios
1 cópia cartão de PIS/PASEP dos sócios;
Certificado Digital – E-CPF
É um documento eletrônico, como se fosse uma assinatura digital e possui validade jurídica, servindo para proteger os consumidores em transações eletrônicas e diversos serviços realizadas ou pedidos pela internet.
(Consulte-nos que lhe informaremos as empresas credenciadas para emissão)
Dados da empresa
- Escolha de 3 nomes para razão social da empresa;
- Endereço da empresa; + Cópia de carnê de IPTU;
- Atividades que irão formar o objeto social;
- Telefone e e-mail a ser utilizado pela administração da empresa;
- Cópia contrato de aluguel;
SEJA UM EMPREENDEDOR
Abra sua empresa com o Orca Contabilidade. Traga-nos os documentos listados acima, nos envie pelos nossos canais de atendimento, e-mail ou por WhatsApp para darmos início ao processo de abertura de sua empresa e fazermos seu sonho se tornar realidade.
Por Jane Rita Lentcsh/DRTPr 9996 / Assessoria Comunicação Orca Contabilidade