Blog Orca Contabilidade


Publicado em: 10 de julho de 2019

Entrevista Marcos Paulo Destefeni, presidente da ACIT

“Toledo tem um crescimento que se destaca no Estado e ambiente de negócios propício para investimentos”.

Em entrevista exclusiva ao Orca Contabilidade, o presidente da Associação Comercial  e Empresarial de Toledo (ACIT), o empresário Marcos Paulo Destefeni, fala do desenvolvimento econômico de Toledo, reformas da Previdência e Tributária; expectativas para o segundo semestre, entre outros assuntos.

Toledano, filho de pioneiros, Marcos Paulo Destefeni, 46 anos, graduado em Ciência da Computação, é empresário no setor de telecomunicações. Está na segunda gestão como presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), que vai até março de 2020. Atua no meio associativista há cerca de 15 anos, tendo sido um dos fundadores do Conselho do Jovem Empreendedor de Toledo, em 2005, do qual foi presidente na gestão 2010-2011. Antes de assumir a presidência da ACIT, havia atuado por cerca de oito anos em diretorias diversas, entre elas, Feiras e Comércio.

Acompanhe a entrevista a seguir.

 – A Indústria, o comércio e a prestação de serviços em Toledo, como o senhor avalia estes segmentos? Toledo é o maior polo industrial do oeste do Paraná e se destaca pela variedade. São indústrias formadas em cima das cadeias do agronegócio, principalmente suínos e aves, e o efeito de desenvolvimento dentro das micro e pequenas empresas dessa cadeia é muito grande, porque há um ciclo de demanda muito alto em cima de manutenção em máquinas e equipamentos. O município tem se destacado nessa questão e as perspectivas são positivas; é claro, também se aguarda que o governo promova nos próximos meses as reformas estruturantes que são muito importantes para a indústria e que dão base para o investimento. Neste sentido, a expectativa é muito boa, já que o comércio e a prestação de serviços são setores que geram muito emprego. Muitas empresas estão vindo em função do desenvolvimento da cidade, que é organizada que atrai investidores e dentro dessa perspectiva de ampliação, acreditamos que Toledo tem crescido substancialmente, com índices maiores que a média do Paraná e também é a cidade que mais cresce na região. As perspectivas são positivas e nós, como entidade representativa do empresariado, devemos buscar cada vez mais a capacitação desses empresários para que as suas empresas possam sobreviver diante dos desafios que possuem.

 – Por que investir em Toledo? Toledo faz parte do ranking das 100 cidades do país para investir em negócios.  Está na 43ª posição do país e a 5ª entre as cidades do Paraná. Esse dado é da pesquisa realizada pela revista Exame, no ano passado. O município é reconhecido pela força do agronegócio; como polo universitário; possui cerca de 600 indústrias, entre elas, se destacam, como a BRF, maior frigorífico de aves da América Latina, uma das maiores indústrias do ramo farmacêutico do Brasil, a Prati-Donaduzzi, a maior indústria de fiação do Paraná, Fiasul, entre tantas outras, tem um inovador parque tecnológico em implantação, o Biopark. Possui um setor de comércio e prestação de serviços diferenciado. Toledo também tem posição de destaque por acumular um dos maiores Índices de Valores Brutos da Produção Agropecuária do Brasil, que neste ano é superior a R$2,2 bilhões. Nosso município tem um crescimento que se destaca no Estado, tem um ambiente de negócios propício para investimentos e vem se tornando cada vez mais atrativo.

 – Quais as expectativas para o segundo semestre? O segundo semestre promete ser mais positivo, as atividades econômicas devem ser ampliadas. Os empresários estão aguardando muito a reforma da Previdência, e isso deve trazer um novo ânimo ao mercado e também quanto às perspectivas de investimento. Além disso, com a proximidade do final do ano, principalmente com a data do Natal, acaba movimentando muito mais, principalmente, o varejo e por conta disso, as atividades econômicas e seu ciclo de desenvolvimento devem ser ampliar. Com a reforma da Previdência deve se discutir também a questão da reforma Tributária, o ajuste das despesas do governo, tanto no nível federal, quando estadual e municipal. Percebemos que os governos estão preocupados, até porque o contribuinte tem cobrado esse posicionamento dos governos no sentido de ajustes, para fazer uma gestão cada vez mais eficiente. Essas reformas acabam influindo nas decisões de investimentos, e com isso, o segundo semestre também deve ser um pouco mais destravado.

 – Como o senhor avalia a Reforma da Previdência? Como empresário e presidente da ACIT, nossa posição é totalmente favorável às mudanças na Previdência Social. O Brasil necessita urgentemente de inúmeras reformas e acreditamos que não temos mais tempo para perder. É a posição da nossa diretoria e recentemente a nossa coordenadoria das Associações Comerciais,  a Caciopar, emitiu uma Carta Aberta em que defende esta e outras reformas. Ressalta que o país precisa de uma estrutura de Estado moderna e enxuta. A Previdência Social hoje tem privilégios, consome muitos recursos públicos. É preciso corrigir os desequilíbrios. O objetivo não é tirar dos que têm menos, mas combater os vícios. Sem a reforma, em poucos anos não haverá dinheiro para pagar os benefícios e inclusive os donos dos grandes valores serão prejudicados e ficarão sem sua renda. Não podemos manter regimes especiais de Previdência, é preciso que todos acabem sendo colocados no mesmo patamar de isonomia. Qualquer situação específica precisa ser muito bem analisada.

 – E a tão esperada Reforma Tributária? Como falamos antes, nosso país necessita de profundas mudanças para que volte a crescer. O Brasil possui um dos sistemas tributários mais complexos do mundo, com milhares de normas e regras difíceis de entender. Além de simplificar e desburocratizar, é fundamental tirar a carga pesada que recai sobre as empresas, impedindo-as de produzirem mais e crescerem, de serem mais competitivas no mercado internacional. Depois da reforma da Previdência, sem dúvida a reforma Tributária  é a mais desejada, principalmente pelo setor empresarial. O retorno do Estado na contrapartida aos impostos pagos é muito pequeno. A carga tributária chega a quase 34% do PIB, índice muito grande, e a transferência de renda do setor privado para o setor público acaba inibindo o investimento. A solução para o país o investimento, a criação de novas empresas, o fortalecimento das que já existem para geração de emprego e renda. E essa renda cada vez mais precisa ficar no bolso do cidadão e não passar para o Estado. Este modelo, ele está praticamente esgotado, o Estado se tornou um fim em si mesmo, cheio de privilégios, difícil de ser administrado por conta dos entraves, da própria legislação. É preciso repensar  tudo isso, a reforma Tributária se faz necessária no sentido de diminuir esta carga sobre o mercado que produz.

 – Qual o papel e a importância da Acit para o Município e para as empresas? A ACIT tem uma história de mais de 51 anos, é uma das mais sólidas e tradicionais entidades de caráter associativo de Toledo. Desde que foi criada, sempre esteve presente nas grandes causas da comunidade local e também regional. Desde a instalação da agência dos Correios, da agência do Banco do Brasil, a interligação asfáltica entre Toledo e Cascavel, subestação da Copel, até grandes conquistas da atualidade, como a reativação do aeroporto municipal, foi decisivo o envolvimento da ACIT. Na verdade, a história da entidade está interligada ao desenvolvimento do município. Sempre pautada pelos princípios associativistas, sua atuação não se restringiu a representar e defender o empresariado, mas sempre buscou as melhorias tendo em vista o coletivo. Atualmente a ACIT congrega mais de 3500 empresas de Toledo e por  meio a união de esforços faz com que os interesses dessa classe sejam mais efetivos e tragam benefícios ao setor empresarial. É uma das maiores e mais representativas Associações Comerciais do Brasil e que traz benefícios importantes para empresas associadas e colaboradores a ela vinculados.

 – O Orca Contabilidade atua há 25 anos em Toledo e região, conta com a certificação ISO 9001-2015. Como o senhor avalia a importância da Contabilidade para as empresas e para a economia? Independente do porte da empresa, a contabilidade é fundamental para o funcionamento do negócio. Hoje o profissional de contabilidade cuida não apenas das questões fiscais e burocráticas, mas também auxilia o empresário a tomar decisões em sua empresa. O setor de contabilidade evoluiu muito e pode atuar de forma a orientar as empresas a terem melhor controlado as finanças, a decidir sobre investimentos. É essencial para a economia como um todo e para cada empresa particularmente.

Por  Jane Rita Müller Lentcsh/Assessoria de Comunicação Orca Contabilidade e  Maristela Moraes/Assessoria de Comunicação Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit)


Posts Recentes


Publicado em: 1 de julho de 2022

Micro e pequenas empresas já podem aderir ao Pronampe

  A partir de quinta-feira (30), as micro e pequenas empresas podem ir ao banco de sua preferência e buscar a linha de crédito do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). A Portaria nº 191, de 29 de junho de 2022, da Secretaria da Receita Federal, com as regras

continue lendo

Publicado em:

Governador lança edital de construção da Ponte de Guaratuba, que resolve gargalo histórico do Litoral

O principal gargalo de infraestrutura do Litoral do Paraná está mais próximo de ser resolvido. O governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou nesta sexta-feira (1) o edital de contratação integrada dos projetos e da construção da Ponte de Guaratuba, já publicado em Diário Oficial, que inclui também os acessos entre o município e a cidade

continue lendo

Publicado em: 30 de junho de 2022

Paraná mantém estimativa de safra recorde, mesmo com redução da produção de milho

O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, fechou junho com estimativa de pequena redução na produção de milho da segunda safra 2021/22, o que contribui para baixar, nos mesmos patamares, a previsão da safra paranaense. A projeção agora é que serão produzidos pouco mais de

continue lendo

Publicado em:

IBGE: desemprego cai para 9,8%; rendimento fica estável

Dados da ocupação divulgados hoje (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram recuperação continuada do mercado de trabalho. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) aponta que a taxa de desocupação ficou em 9,8% no trimestre móvel encerrado em maio. O recuo foi de 1,4 ponto percentual em relação ao trimestre de dezembro de 2021 a fevereiro

continue lendo

Publicado em: 22 de junho de 2022

Câmara aprova MP que cria programa de microcrédito para empreendedores

O plenário da Câmara aprovou hoje (21) uma medida provisória que cria o Programa de Simplificação do Microcrédito Digital para Empreendedores (SIM Digital) e estabelece medidas de estímulo à formalização dos pequenos negócios. O texto segue para análise do Senado. O relator, deputado Luis Miranda (Republicanos-DF), alterou o texto enviado pelo Executivo e aumentou o

continue lendo

Publicado em:

Paraná tem o segundo melhor tempo na abertura de empresas do País no 1º quadrimestre

 O Paraná foi o segundo estado mais rápido do País no tempo médio de abertura de empresas neste primeiro quadrimestre de 2022. Os dados são do último boletim divulgado pelo Ministério da Economia, com base no Mapa de Empresas . O Paraná leva em média 18 horas para abrir uma empresa, mesmo tempo registrado pelo Distrito Federal.

continue lendo

Publicado em: 8 de junho de 2022

Cinco cidades do Paraná estão no top 10 da geração de empregos com as Agências do Trabalhador

De janeiro a abril de 2022, cinco cidades do Paraná se destacaram no ranking nacional das Agências do Trabalhador que mais colocaram trabalhadores em empregos formais através da intermediação de mão de obra, ocupando um terço do top 100 e metade do top 10. Os dados são do Ministério do Trabalho e Previdência, filtrados pela

continue lendo

Publicado em: 1 de junho de 2022

Receita recebe mais de 36 milhões de declarações do Imposto de Renda

A Receita Federal informa que até as 24h de terça-feira (31), fim do prazo de entrega, foram recebidas 36.322.912 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022, ano-calendário 2021. A expectativa do órgão de receber 34,1 milhões de declarações foi superada. A partir de primeiro de maio, quem estava obrigado e não entregou a declaração está sujeito à multa.

continue lendo

Publicado em: 30 de Maio de 2022

Índices de Confiança de Serviços e do Comércio sobem em maio, diz FGV

  Os índices de Confiança de Serviços (ICS) e do Comércio (ICC) cresceram de abril para maio deste ano, segundo dados divulgados hoje (30) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O ICC subiu 7,4 pontos e atingiu 93,3 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos, o maior nível desde outubro de 2021 (94,2 pontos). Já o ICS teve

continue lendo

Publicado em:

Prazo para entrega da declaração do IR encerra nesta terça-feira (31/05)

Esta terça-feira dia 31 de maio é o último dia para quem ainda não fez a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF). A nova data consta da Instrução Normativa nº 2.077, publicada no Diário Oficial da União no dia 5 de abril. O prazo previsto anteriormente era 29 de abril. O Orca Contabilidade lembra que o

continue lendo

Publicado em: 4 de Maio de 2022

Confiança empresarial atinge maior nível em cinco meses, diz FGV

O Índice de Confiança Empresarial (ICE), calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), cresceu 2,7 pontos na passagem de março para abril deste ano. É a segunda alta consecutiva do indicador que atingiu 94,5 pontos, em uma escala de 0 a 200 pontos. Foi o maior patamar desde novembro do ano passado (96,4 pontos). O ICE consolida os índices de

continue lendo

Publicado em:

Refis do Simples entra em operação

O Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional (Relp) começou no dia 29 de abril. A medida permite que os pequenos negócios que tenham débitos apurados no Simples Nacional – inscritos ou não em Dívida Ativa da União, façam o refinanciamento em até 188 meses. Também conhecida como “Refis do

continue lendo

Publicado em:

Toledo conquista pela segunda vez Copa Brasil de Tênis de Mesa

A equipe de Tênis de Mesa da Prefeitura de Toledo, Secretaria de Esportes, Yara Country Clube, Orca Contabilidade, foi campeão geral da Copa Brasil de Tênis de Mesa. Realizado nos dias 22, 23 e 24 de abril em Toledo, o campeonato contou com cerca de 400 mesatenistas, mais de 40 clubes de diversos estados, entre

continue lendo

Publicado em: 3 de Maio de 2022

ISO 9001:2015 Orca Contabilidade mantêm certificação

Nos dias 28 e 29 de abril, foi realizada no Orca Contabilidade em Toledo e na filial em Cascavel, a Auditoria de Manutenção da ISO 9001:2015. O auditor da Bureau Veritas Certification (BVC), Valter Carvalho Leopoldino, após dois dias de auditoria confirmou que o Escritório continua nas normas da ISO  9001:2015. “O escritório Orca tem

continue lendo

Publicado em: 5 de Abril de 2022

Prazo para entrega da declaração do IR é prorrogado para 31 de maio

Dúvidas para declarar IRPF? O Orca está preparado para fazer sua declaração.  A Receita Federal prorrogou para o dia 31 de maio o prazo final para a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF). A nova data consta da Instrução Normativa nº 2.077, publicada no Diário Oficial da União no dia 5 de abril. O prazo previsto

continue lendo

Publicado em: 31 de Março de 2022

Estamos comemorando 15 anos em Cascavel

O Orca Contabilidade está comemorando 15 anos na cidade de Cascavel. A filial do escritório foi inaugurada em 23 de março de 2007, nestes 15 anos de trajetória, buscamos a excelência com muito trabalho e dedicação. Com a ISO 9001:2015 Padrão de Qualidade Internacional, o Escritório oferece Assessoria Contábil a centenas de clientes de Cascavel

continue lendo

Publicado em:

PIB do Paraná cresce 3,3% em 2021, maior avanço desde 2014

O Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná cresceu 3,3% no ano passado, o maior aumento da economia paranaense desde 2014. O avanço consolida a recuperação econômica do Estado após os impactos da pandemia de Covid-19 e é resultado principalmente da recuperação da indústria – em especial da construção civil e setor automotivo – e dos

continue lendo

Publicado em:

Governo prorroga início da cobrança de contrapartida de empresas com benefícios fiscais

A Secretaria de Estado da Fazenda prorrogou para 1º de julho de 2022 a cobrança de uma contrapartida de empresas beneficiárias de incentivos ou benefícios fiscais no Paraná. A operação iniciaria em abril. A alteração atende um pedido do setor produtivo, que tem sido impactado pela pressão inflacionária e a crise internacional ocasionada pela guerra no Leste

continue lendo

Publicado em: 24 de Março de 2022

Cobrança diferenciada do ICMS nas transações interestaduais será retomada em abril

A Secretaria da Fazenda e a Receita Estadual do Paraná comunicam que a partir de 1º de abril será retomada a cobrança da diferença de alíquota de ICMS (Difal/ICMS) incidente sobre as operações interestaduais com bens e serviços. Desde o começo de janeiro o Estado não estava arrecadando o imposto em cima dessas operações. A

continue lendo

Publicado em: 10 de Março de 2022

Orca Contabilidade adquire Escritório Alvorada

O Orca Contabilidade oferece Assessoria Contábil para Toledo e Região há mais de 28 anos. Detentora da qualidade ISO 9001:2015, o escritório cresce a cada dia com um time de profissionais altamente qualificados na matriz em Toledo e na filial em Cascavel. Com o objetivo de expandir ainda mais, o Orca adquiriu no mês de

continue lendo

Publicado em: 3 de Março de 2022

Governo publica redução de até 25% das alíquotas do IPI

O governo federal publicou na sexta-feira (25/02) decreto que reduz as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A medida alivia a carga tributária na produção de automóveis, eletrodomésticos da chamada linha branca – como refrigeradores, freezers, máquinas de lavar roupa e secadoras – e outros produtos industrializados. O texto, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, consta em edição extra do Diário Oficial da

continue lendo

Publicado em:

Lideranças do Oeste apostam na Nova Ferroeste para incrementar o desenvolvimento da região

A Nova Ferroeste, linha férrea que será implantada pelo Governo do Paraná e que vai ligar Maracajú, no Mato Grosso do Sul, ao Porto de Paranaguá, vai transformar Cascavel e as cidades vizinhas em um grande centro logístico. Com o empreendimento, a região receberá cargas do Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraguai e Argentina,

continue lendo

Publicado em:

Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2022

Como todos os anos, no mês de Março inicia a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF). Este ano, o envio terá início às 8hs do dia 07 de março e termina às 23h59min59s horário de Brasília, do dia 29 de abril. O Orca Contabilidade lembra que o contribuinte que apresentar a declaração após

continue lendo

Publicado em: 9 de Fevereiro de 2022

Comércio do Paraná registra expansão de 1,8% em 2021, aponta IBGE

O comércio paranaense cresceu 1,8% em 2021 no Paraná na comparação com o ano exatamente anterior (2020). A expansão é no volume de vendas do comércio ampliado, que engloba todos os setores, inclusive construção civil e de veículos. Os dados consolidados do ano constam na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia

continue lendo

Publicado em: 1 de Fevereiro de 2022

Estamos comemorando 28 anos do Orca Contabilidade

O mês de Janeiro é especial para o Orca Contabilidade, estamos comemorando 28 anos de fundação. São muitas as conquistas, ao lado de centenas de clientes em Toledo, Cascavel e região. “Com muita alegria comemoramos os 28 anos do Escritório. Agradecemos nesse momento especial, nossos colaboradores pela dedicação e aos nossos amigos clientes que depositam

continue lendo

Publicado em:

Com sanção do governador, Paraná passa a ter maior salário mínimo regional do País

O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou nesta segunda-feira (31) o decreto 10.137/2021 , que fixa os novos valores do salário mínimo regional, que passa a valer desde já, mas com o pagamento retroativo a 1º de janeiro. Maior piso regional do País, o reajuste neste ano é de 10,16%, o que equivale a 100% do Índice

continue lendo

Publicado em:

Comércio e indústria representam 55% dos empregos formais gerados no Paraná em 2021

O Paraná fechou 2021 como o Estado que mais gerou empregos formais na Região Sul do País. Foram 172.636 novas vagas entre janeiro e dezembro, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta segunda-feira (31). O número representa 6,3% do total de vagas criadas no País e foi impulsionado principalmente pelo setor

continue lendo

Publicado em: 24 de dezembro de 2021

Feliz Natal!

continue lendo

Publicado em: 20 de dezembro de 2021

Nova lei assegura reajuste no piso do salário mínimo regional do Paraná em 2022

O Paraná seguirá em 2022 com um dos maiores pisos regionais do País. O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou nesta segunda-feira (20) a lei ( 20.877/2021 ) que reajusta o piso salarial de acordo com a aplicação integral do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2021. O valor exato será divulgado no início do

continue lendo

Publicado em:

Verão começa nesta terça-feira sob influência de La Niña no Paraná

O verão começa às 12h59 desta terça-feira (21/12) e termina no dia 20 de março de 2022, às 12h33. Segundo as análises do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o primeiro dia da estação será parcialmente nublado com pancadas de chuva nas regiões Metropolitana de Curitiba, Sudoeste, Sudeste e Centro Sul. No

continue lendo

Publicado em:

Semana do Natal tem 10.159 vagas abertas nas Agências do Trabalhador

A semana do Natal tem 10.159 vagas de emprego com carteira assinada nas 216 Agências do Trabalhador e postos avançados, no Paraná. As unidades de Curitiba e Região Metropolitana estão oferecendo 1.747 postos para várias funções. As principais são operador de telemarketing, auxiliar de linha de produção e empacotador. A regional de Toledo permanece como destaque,

continue lendo

Publicado em: 13 de dezembro de 2021

Prazo para doação do IR a projetos voltados a crianças termina dia 30 de dezembro

Pessoas físicas e empresas que desejam destinar parte do imposto de renda para o Fundo da Infância e do Adolescente (FIA) têm até o próximo dia 30 para usar o percentual máximo previsto em lei – 6% para pessoas físicas e 1% para jurídicas. “A destinação de parte do Imposto de renda tem feito a

continue lendo

Publicado em: 2 de dezembro de 2021

Comércio do Paraná deverá ter o melhor Natal dos últimos sete anos

Dezembro chegou e com ele a data mais importante para o comércio: o Natal, que promete ser o melhor dos últimos sete anos. Segundo sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), 82,3% dos paranaenses entrevistados pretendem presentear neste fim de ano. É o segundo maior percentual da série

continue lendo

Publicado em: 25 de novembro de 2021

Paraná tem 16 cidades sustentáveis e 12 entre as 100 mais competitivas do Brasil

Dezesseis cidades paranaenses aparecem entre as mais sustentáveis e 12 estão entre as 100 mais competitivas do Brasil na segunda edição do Ranking de Competitividade dos Municípios. O relatório, que pela primeira vez incluiu a análise de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG, da sigla em inglês) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) dos municípios brasileiros, foi

continue lendo

Publicado em: 6 de novembro de 2021

Paraná terá maior nível de contratações de temporários dos últimos sete anos

O Paraná terá o maior nível de contratações de funcionários temporários dos últimos sete anos segundo sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). De acordo com o levantamento, 37,5% das empresas do setor terciário pretendem contratar temporários neste ano. Essa tendência segue a projeção brasileira feita pela

continue lendo

Publicado em:

Saldo de empresas cresce 10,39% em 2021 no Paraná, aponta Junta Comercial

O Paraná teve um aumento de 10,39% no saldo de empresas entre janeiro e outubro deste ano, levando em consideração as aberturas e baixas, no comparativo com o mesmo período do ano passado. Em 2021, foi de 149.810, contra 135.711, de 2020. Os dados da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) foram divulgados nesta sexta-feira (5). O saldo

continue lendo

Publicado em: 30 de outubro de 2021

Empresas em recuperação judicial poderão solicitar parcelamento da dívida a partir de 5 de novembro

A partir do dia 5 de novembro, as empresas em situação de recuperação judicial, falência ou, ainda, com inscrição estadual cancelada ou baixada poderão fazer o cadastro para o parcelamento de dívidas pelo Retoma Paraná. O programa é do Governo do Estado, operacionalizado pela Secretaria da Fazenda. A medida foi regulamentada por meio de Decreto (9.090/2021), do

continue lendo

Publicado em:

Serviços e comércio representam 60% do recorde de empregos gerados em 2021 no Paraná

O recorde na geração de empregos no Paraná em 2021 tem grande participação dos setores de serviços e comércio, apontando para a retomada econômica pós-pandemia. Juntos, eles somam 60,43% do saldo de 168,5 mil vagas formais criadas entre janeiro e setembro — o maior número desde 2004. A liderança é do setor de serviços, que

continue lendo

Publicado em: 8 de outubro de 2021

No Paraná, saldo de novas empresas cresce 13,9% em 2021, aponta Jucepar

O Paraná registrou um aumento de 13,90% no saldo de novas empresas entre janeiro e setembro de 2021, levando em consideração a diferença de aberturas e baixas, no comparativo com o mesmo período de 2020. A diferença é de 136.699 neste ano e 120.017 no ano passado. A abertura continua crescendo significativamente, mesmo setembro tendo resultado abaixo

continue lendo

Publicado em:

Parabéns Micro e Pequenas Empresas

O dia 05 de outubro é dedicado às Micro e Pequenas Empresas. São cerca de 19 milhões de empresas responsáveis por mais da metade de todos os postos de trabalho gerando aproximadamente 30% do PIB do país. De acordo com o levantamento feito pelo SEBRAE a partir de dados do Caged mostra que, há mais

continue lendo

"OPÇÃO EM QUALIDADE"
ISO 9001:2015

TOLEDO

Rua Ledoino José Biavatti,
1606, Vila Industrial - Toledo - Paraná
+55 45 3055-2439 / 98411-0686 (Whatsapp)

CASCAVEL

Rua São Paulo, 1185 - Centro Comercial
4 Estações | Sala 8 – Cascavel - Paraná
Cep 85801-020
+ 55 45 3037-2439 / 99919-0568 (Whatsapp)

E-mail Geral:
contato@orcacontabilidade.com.br
Assessoria de Imprensa:
imprensa@orcacontabilidade.com.br

Trabalhe conosco

Cadastre seu CV no nosso
banco de talentos. Clique aqui.

Contato