Projeto de Vôlei de Praia
O Projeto Vôlei de Praia atende atualmente 120 participantes, entre crianças e adultos de 4 a 21 anos, em Toledo. A iniciativa, que também conta com o apoio do Orca Contabilidade, promove esporte, formação e desenvolvimento humano.
O professor e coordenador do projeto, Giovani da Silva Coelho, destaca a importância da atividade. “Nosso projeto é um dos poucos que atendem crianças abaixo de 8 anos. Ele contribui muito para o desenvolvimento da psicomotricidade e, além disso, trabalhamos com uma turma de contra turno escolar, que sai da escola e vem direto para as aulas. Isso mantém as crianças envolvidas em atividades positivas e também melhora as relações sociais entre elas”, afirma.
Conquistas em 2025
Em 2025, as equipes participaram de todas as etapas do Circuito Paranaense de Vôlei de Praia, dos Jogos Escolares do Paraná e da Copa Internacional Cataratas. Os resultados foram expressivos. “Tivemos pódios em todas as etapas. Entre os principais destaques estão o Davi, campeão brasileiro representando o Paraná; a Fernanda e a Ana, campeãs paranaenses sub-19; e o terceiro lugar na fase final dos Jogos Escolares do Paraná com o Vítor e o Guilherme, cuja sede foi em Toledo”, explica o coordenador Giovani.
O técnico também celebra a conquista mais recente:
“Vencemos o Campeonato Brasileiro, um resultado que impactou muito, especialmente entre os pequenos atletas, que passaram a acreditar ainda mais que é possível chegar lá. Também fomos campeões gerais do ano no sub-21 feminino e no sub-19 feminino, mostrando que, com dedicação e treinamento, grandes objetivos podem ser alcançados”.
Parceria
“Com o apoio do Orca Contabilidade, tivemos em 2025 a oportunidade de sediar várias etapas do Circuito Orca em Toledo. Isso foi fundamental tanto para os atletas de 15 a 18 anos quanto para os adultos, que puderam aprender e ganhar experiência jogando com competidores mais velhos”, destaca Cláudio Balbino da Costa Júnior, coordenador de eventos do Vôlei de Praia.
Ele reforça o impacto positivo dos eventos: “Os diversos circuitos trouxeram mais visibilidade ao projeto e ao vôlei de praia no município, aumentando a procura de jovens – inclusive de outras cidades, que não se importam em pegar ônibus para participar. Isso elevou o nível técnico e competitivo nos treinamentos.”
Cláudio finaliza ressaltando a importância do incentivo: “Com o patrocínio do Orca, também conseguimos arrecadar recursos para comprar materiais, ajudar na alimentação e cobrir parte dos custos de viagens para campeonatos não oficiais.”
Por Jane Rita Lentcsh/Orca Contabilidade (Fotos: Projeto Vôlei de Praia)



