Tênis de Mesa
Há 25 anos, a Escolinha de Tênis de Mesa de Toledo se destaca como um projeto fundamental para a comunidade, e o Orca Contabilidade tem orgulho em ser seu parceiro. Atendendo cerca de 180 crianças no contraturno escolar, o projeto abrange desde atletas de rendimento até participantes de ações sociais e atividades de lazer.
Para o professor e técnico Emerson Jerônimo, as conquistas refletem a seriedade do trabalho desenvolvido ao longo dos anos: “O Orca Contabilidade faz parte desses resultados. Somente com o apoio da iniciativa privada, em parceria com o poder público, conseguimos oferecer qualidade ao nosso trabalho. A Orca esteve conosco desde as nossas primeiras rebatidas. A Federação de Tênis de Mesa do Paraná e a Associação Toledana de Tênis de Mesa agradecem profundamente essa parceria.”
Conquistas
O ano de 2025 foi marcado por resultados inéditos na modalidade. Além dos tradicionais destaques regionais, estaduais e nacionais, os atletas toledanos também brilharam no cenário internacional.
Gustavo Avelar conquistou importantes títulos ao longo da temporada: ampeão estadual; Líder do Ranking Nacional; Campeão Sul-Americano individual e em duplas; Campeão Pan-Americano em duplas, além de vice no individual e por equipes; Campeão Brasileiro dos Jogos Escolares; Medalha de ouro por equipes, ouro individual e ouro em duplas nos Jogos Escolares Sul-Americanos, em Assunção (Paraguai). Com as inúmeras vitórias, Gustavo Avelar conquistou o título de Melhor Atleta do Ano, da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa. Gustavo está com 13 anos e iniciou no esporte aos cinco anos.
Com esses resultados, Gustavo tornou-se o atleta com mais medalhas da competição, entre todas as modalidades e delegações. O técnico Emerson Aparecido Jerônimo também foi destaque, conquistando o título na 1ª edição dos Jogos Abertos do Paraná Máster, em Campo Mourão.
Segundo Emerson: “Tivemos ótimos resultados nos Jogos Escolares do Paraná, com atletas dominando os pódios nas fases regional, estadual, nacional e no Sul-Americano Escolar. No Campeonato Paranaense, conquistamos as principais categorias de base e colocamos sete atletas na Seleção Paranaense. Além disso, seis atletas estão entre os melhores ranqueados do Estado, recebendo bolsa-atleta.”
Torneios realizados em 2025
Toledo se consolidou como importante sede de grandes eventos da modalidade, movimentando a cidade e destacando o esporte no município.
Conforme o técnico Emerson Jerônimo: “Toledo sediou dois eventos muito importantes: a Copa Brasil e a 13ª edição da Copa Interestadual e Internacional Antônio Kimura. Esses eventos evidenciam a qualidade do nosso trabalho e a força da nossa estrutura. Recebemos mais de 2 mil pessoas, movimentando a rede hoteleira e gastronômica. Tivemos quase 50 atletas do município participando da Copa Brasil, integrante do circuito nacional da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa.”
Na Copa Antônio Kimura, Toledo recebeu ainda atletas do Paraguai e da Argentina, reforçando o caráter internacional da competição.
Além disso, o município foi sede do 74º Campeonato Brasileiro Intercolonial de Tênis de Mesa, um dos primeiros eventos do ano, reunindo atletas de colônias japonesas de todo o país no Ginásio Alcides Pan.
Por Jane Rita Lentcsh/Orca Contabilidade (Fotos: Escolinha de Tênis de Mesa de Toledo)




