Entrevista – A Gestão da Qualidade
O Consultor de gestão da qualidade do Orca Contabilidade, Hugo Armando Cerón Molina, explica em entrevista a importância da ISO 9001:2015 e o que ela representa para a empresa e para os clientes. Cerón é engenheiro na área de Eletrônica, formado pela ADESG Ciclo de Estudos Estratégicos, tem especialização em Formação Pedagógica de Educação Profissional, pós-graduação em Planejamento e Gerenciamento Estratégico e em Gestão da Tecnologia e Inovação, MBA em Gestão de Instituições de Ensino Profissional e Auditor Lead Assessor da Norma ISO 9000. Acompanhe a seguir a entrevista exclusiva:
O que a ISO 9001:2015 representa para as empresas no mundo dos negócios? As empresas que decidem adequar a norma ISO a consideram um fator competitivo. Essas empresas geralmente são preocupadas e comprometidas em atender os requisitos do cliente, buscando satisfazer e superar as expectativas com ações que são realizadas no decorrer dos processos. A tendência é manter um histórico do comportamento dos seus processos e da sua evolução após a implementação.
Como se define a melhoria contínua na ISO 9001:2015? Podemos definir com uma frase simples: “Não há nada que não possa ser melhorado”. O monitoramento de processos nos permite verificar o que acontece com cada um deles, bem como o andamento do ponto crítico, quando há evidência de algum problema e se tomam medidas corretivas. Mas não basta isso. Deve-se buscar a causa que acarretou a situação indesejável, ou seja, a raiz do problema, o que nos permite inserir bloqueios e controles para que não torne acontecer.
São anos aperfeiçoando o trabalho no Escritório Orca de acordo com a norma ISO. Como é avaliado o sistema de implantação entre clientes e a empresa? O Orca Contabilidade é uma organização que se preocupa com o cliente, com a satisfação em atender os requisitos preestabelecidos. Isso faz parte da missão e principalmente da política da qualidade da empresa. O Orca na sua caminhada tem tido um aprendizado ímpar na internalização da cultura da qualidade, no controle de processos produtivos e na capacitação interna dos colaboradores para atender da melhor maneira os clientes. A equipe é consciente e autônoma, com maturidade do Sistema de Gestão da Qualidade, além de comprometida nas suas atividades atendendo requisitos da norma NBR ISO 9001:2015. É a conquista de tanto esforço para levar a seus clientes um atendimento diferenciado.
Na organização, a gestão da qualidade está integrada com a estratégia de negócios?
Sem dúvida. A estratégia do Orca é manter um Sistema de Gestão da Qualidade no qual os clientes consigam perceber o diferencial e usufruir de todos os benefícios da confiabilidade nos resultados dos processos que a norma proporciona. Possuir um modelo de gestão tendo como base os requisitos da norma ISO garante ao cliente a confiabilidade da entrega de resultado e, caso ocorra algum problema, este será tratado da melhor forma para garantir os resultados preconizados.
“O Orca Contabilidade é uma organização que se preocupa
com o cliente, com a satisfação em atender os requisitos preestabelecidos.
Isso faz parte da missão e principalmente da política da qualidade da empresa”.
Qual o diferencial de ter a certificação ISO? Uma organização com certificação ISO 9001 é vista de forma diferenciada, comprometida com sua missão e responsabilidade com o seu cliente. A confiabilidade está na garantia de entrega conforme requisitos preestabelecidos, diferencial que agrega valor à atividade, além de garantir o preconizado no atendimento em relação aos prazos e resultados de processos. Há maior organização interna evitando falhas de comunicação. Os problemas existentes são identificados e tratados, o que acarreta melhor desempenho do negócio tanto interna como externamente, com atividades de monitoramento dos pontos-chave de processos Com isso, temos melhor desempenho comercial, que reflete na satisfação do cliente com maior controle do negócio por parte da direção.
Quais os avanços que a ISO 9001:2015 oferece em relação à versão 2008? A norma na sua versão 2015 traz algumas novidades extremamente impactantes que vêm garantir o atendimento ao cliente. Nesta versão da ISO a avaliação de risco do negócio e a eficácia como um todo se tornam prioridade aliadas a um bom planejamento, o que vem garantir a minimização de situações indesejáveis no decorrer dos processos. A sua estrutura de requisitos da norma foi ampliada a fim de aprofundar e atentar a alguns detalhes relevantes. Além do mais, a nova versão da norma solicita que as empresas identifiquem o contexto em que operam e localizem os riscos e as oportunidades que têm que ser tratadas. Maior cuidado e ampliação dos stakeholders é um planejamento estratégico mais aprimorado pensando no todo.
Por Jane Rita Lentcsh/Assessoria Orca Contabilidade